Açude Coremas /Mãe D’Água que já foi o maior do Brasil, agoniza e nem peixes tem mais

A História

As bacias hidrográficas dos açudes Coremas e Mãe D’água são ligadas por um canal vertedor (sangradouro), formando então um conjunto ligado para efeito de sangria, ou seja, um lago único com uma superfície líquida de 9794 hectares, na cota de repleção máxima. Quando encontra-se cheio, todo o sistema Coremas-Mãe D’água durante os grandes invernos, como os inesquecíveis anos de 1967 e 1985, a barragem de Mãe D’água virou um lindo ponto turístico da região, uma vez que a queda d’água proporcionava um majestoso espetáculo visual, um fator de grande potencialidade turística, lembrando ainda a existência do túnel ligando as duas serras do boqueirão, dentro da própria barragem que é oca.

Atual realidade

Com capacidade para armazenar 1,4 bilhões,atualmente com apenas 45% desse volume,  Coremas e Mãe D’água hoje  não é nem sombra do que foi no passado.A nossa reportagem viajou 180 Km neste sábado 20 de dezembro de 2014,e ao chegar no reservatório, ficamos realmente impressionados com a atual situação em  que encontra-se aquele que um dia foi o maior açude do Brasil.

Acompanhado do competente Técnico em Agropecuária,Tico que é chefe do Escritório da Emater na cidade de Cachoeira dos Índios-PB.Nosso repórter constatou a triste realidade porque passa o açude de Coremas.

Relato Impressionante

”Em tão pouco tempo aquele que foi uma dos maiores exportadores de pescados para a Paraíba e diversas capitais do Nordeste brasileiro,passa a ser um reservatório quase que sem nem uma importância neste seguimento.

Em contato com a nossa reportagem,um dos de donos de restaurantes que fica ao lado da parede do açude,o sr.Valentin falou com tristeza dizendo que em seu estabelecimento comercial, 99% do peixe servido aos clientes que deveria ser de Coremas, é oriundo do açude Castanhão no Ceará”.

”O comerciante Valentin se recusou a gravar um vídeo com a nossa reportagem,mais lamentou o descaso para com o açude que poderia ser um dos maiores exportadores de pescados como foi num  passado recente.20

Redação/Alto Sertão.com.br

Confira vídeo abaixo e fotos Coremas:

COMPARTILHAR