Cajazeiras, exemplo na saúde

Em menos de dois anos de gestão, o município de Cajazeiras respira novos ares na área de saúde. Com visões de profissionais da medicina que são, o prefeito José Aldemir e a secretária de saúde do município, Paula Francinete, estão, digamos assim, revolucionando a saúde pública da região, embora muito ainda precise ser feito. Mas vamos aos fatos: nesta sexta-feira (6) a secretária e o prefeito entregaram o Centro de Diagnóstico por Imagem, um sonho de vários anos que agora se torna realidade.

O Centro vai atender, dentro de 45 a 60 dias, a população de Cajazeiras e de outros 45 municípios da região que não precisará mais se deslocar para Campina Grande e João Pessoa com a finalidade de fazer exames de alta complexidade, como ressonância magnética, mamografia, tomografia computadorizada, desintometria óssea, ultra sonografia de alta resolutividade e raios X.

“Vamos atender pelo SUS a parcela mais pobre da população, as pessoas que estão desempregadas e desassistidas”, disse a secretária Paula Francinete. Já o prefeito José Aldemir fez um retrospecto da gestão anterior e disse que a atual gestão trabalha de forma global para atender todas as pessoas que precisam do poder público.

Segundo o prefeito, o Centro de Imagem de Cajazeiras está sendo entregue à população graças a uma ação do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que conseguiu, em Brasília, a liberação dos recursos necessários para a compra dos equipamentos. Segundo ele, o deputado conseguiu a liberação de R$ 4,6 milhões para viabilizar o Centro de Imagem. “É uma ação inédita. Cajazeiras é a única cidade da Paraíba que está implantando um serviço de saúde dessa magnitude para toda a população da região”, frisou o prefeito.

Além do CDI foram entregues oito veículos 0km, que serão usados para o transporte de pacientes, realizarem fisioterapia e outros procedimentos de saúde fora de domicílio. Também foram entregues 150 tablets para o trabalho dos agentes de saúde do município.

A solenidade foi bastante prestigiada por secretários do município, prefeitos, vereadores, lideranças políticas  do Alto sertão e um grande público  que se fez presente em um momento que ficará marcado na história de Cajazeiras.

Fotos/Socorro Abrantes e Joel DSantana

Portal Alto Sertão com parte do artigo de Lena Guimarães

COMPARTILHAR