CAJAZEIRAS: Parabéns pelos seus 153 anos de emancipação política e 216 anos do aniversário de Padre Rolim

Foto/Portal Alto Sertão.com.br

A cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, comemora hoje, 22 de agosto (2016), 153 anos de emancipação política.

A cidade que “Ensinou a Paraíba a Ler” foi fundada pelo ilustre sacerdote, Padre Inácio de Sousa Rolim.

Na humilde Escola do Padre Rolim, sediada em Cajazeiras, ilustres personalidades foram alunos do padre mestre, a exemplo do Cardeal Arco Verde que foi o décimo bispo nomeado de Goiás, décimo bispo de São Paulo, décimo terceiro bispo e segundo arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e primeiro sacerdote a ser elevado ao título e dignidade de cardeal na América Latina.

Além do Cardeal, o Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, também foi aluno do Padre Rolim. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero homem carismático, que obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa de todo interior do Nordeste e personagem mais importante do Estado do Ceará.

Outros ilustres fizeram de Cajazeiras o palco de seu conhecimento, dentre vários alunos que foram até a cidade sertaneja para iniciarem os seus estudos. De tal modo, a cidade é mais do que merecedora do título de ”Que Ensinou a Paraíba a Ler”.

Um pouco do nosso Padre Rolim- esquecido por parte dos que dominam a Igreja Católica na cidade de Cajazeiras

Padre Inácio de Sousa Rolim (Cajazeiras, 22 de agosto de 1800 — Cajazeiras, 16 de setembro de 1899), foi um sacerdote católico e educador brasileiro. Cognomizado pelo Imperador Dom Pedro II como “o Anchieta do Norte”.

Foi membro da Academia Paraibana de Letras.

Nasceu no dia 22 de agosto de 1800, no sítio Serrote, extremo oeste da capitania da Paraíba. Trazia nas veias o sangue de Jerônimo de Albuquerque, fidalgo português colonizador de Pernambuco, e do médico francês Isidoro Mons. Rolim, iluminista de Marselha.

Contava poucos dias de vida quando seus pais, Ana Francisca de Albuquerque e Vital de Souza Rolim, passaram a residir na gleba de terra que receberam do sesmeiro Luís Gomes de Albuquerque(pai de Ana) como dote de casamento e onde Vital acabara de construir casa e currais, dando início a formação da fazenda das Cajazeiras.

Por esses e outros motivos, parabenizamos Cajazeiras através do seu mais humilde filho, até o seu mais ilustre. Seja ele residente na periferia ou na Barão do Rio Branco, pelos seus 153 anos de existência.

Estátua do Cristo Rei
Estátua do Cristo Rei
Açude Grande e sua sangria majestosa, mesmo que poluída
Açude Grande e sua sangria majestosa, mesmo que poluída
Açude Engenheiro Ávidos (nosso Boqueirão que agoniza
Açude Engenheiro Ávidos (nosso Boqueirão que agoniza)Fotos Portal Alto Sertão.com.br

Uma homenagem de todos que fazem o Portal Alto Sertão.com.br- A notícia com responsabilidade

COMPARTILHAR