Câncer de próstata foi diagnosticado em mais de 300 pacientes na PB, em Cajazeiras tem 9 casos

Divulgação

De acordo com o Datasus, 330 casos de câncer de próstata já foram diagnosticados na Paraíba em 2019. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12). No mês de conscientização do câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de João Pessoa divulgou um levantamento sobre a doença no estado, em um evento na Estação das Artes, na capital.

Do total de 330 diagnósticos, 52 pessoas morreram devido ao câncer de próstata, de janeiro a até o início de setembro deste ano. A estimativa, para João Pessoa, é de 180 novos casos por ano, sendo a quinta maior causa de morte da população masculina da cidade.

João Pessoa é a cidade com o maior número de casos, tendo sido diagnosticados 124 pacientes; Guarabira apresentou 10; Cajazeiras, 9; Patos, 8; Bayeux, 7; Sousa, 6; Cabedelo, 5; Santa Rita, 5; Araçagi, 2; Campina Grande, 1; Baía da Traição, 1; Bananeiras, 1.

A recomendação da secretaria de saúde é que os homens, acima de 50 anos, procurem as Unidades de Saúde da Família para realizarem os exames de antígeno prostático específico (PSA), ultrassonografia da próstata, toque retal e biopsia celular, que possibilitam a detecção do câncer.

Na Paraíba, as unidades que oferecem tratamento para o câncer de próstata são o hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paula, em João Pessoa, e o Hospital Universitário Alcides Carneiro e a Fundação Assistencial da Paraíba, em Campina Grande.

 

Portal Alto Sertão com G1 PB

COMPARTILHAR