CRISE FINACEIRA NO FUTEBOL ESPANHOL

Começou no último dia,17 de agosto a primeira rodada do campeonato espanhol, com os mesmos protagonistas de sempre: Real Madrid e Barcelona. Diferente de anos anteriores, a crise economica por que passa o país afeta cada vez mais o futebol espanhol.

Roberto Soldado, centroavante titular da Fúria na copa das confederacões, saiu do Valencia, onde era a estrela, e foi jogar no Tottenham . Jesús Navas, cansou de carregar o sevilha nas costas e se foi para o Manchester City. Dona da liga mais rica do mundo, a premier league gastou com contratacões 1.4 bilhao, com times espanhóis foram gastos 370 milhões de reais. Nesta temporada 31 jogadores espanhóis estarão na premier league, antes não passavam de 14. Até os bancos ingleses foram reforcados com contratações espanholas. José Mourinho, sentará no banco do Chelsea, onde já foi treinador seis anos atrás, o Special One veio do Real Madrid, onde viveu tres temporadas.

Não foi só para a premier que o futebol espanhol perdeu, Falcao Garcia, que jogava no Atlético de Madrid, voou para o mais novo rico do futebol frances: Monaco, comprado pelo magnata russo Dmitri Robolovlev. o filho do brasileiro Mazinho, Tiago Alcantara, jogará na Bundesliga, no Bayern, onde estará orientado por Josep Guardiola (Pep Guardiola). Como se vê, a crise financeira bateu forte no espanhol esta temporada.

Mesmo com as dificuldades, a liga espanhola terá uma estrela nesta estação: o brasileiro Neymar, será a esperança para um time que tem seu futebol tão badalado, mas que para muitos, está devendo e seu ex treinará o Bayern de Munique. Com Neymar o Barça terá esperança de seu belo futebol de volta. Amanhã, Neymar fará sua estréia contra o Levante de da cidade de Valência.

Hugo Ferreira Pinto

COMPARTILHAR