Exposição é aberta no Casarão e lembra trajetória política e literária de Ivan Bichara

JUSTA HOMENAGEM.

Uma exposição fotográfica contando a vida a obra do ex-governador e escritor Ivan Bichara Sobreira foi aberta na manhã do último sábado 26 de maio  no Casarão da Epifânio Sobreira, sede da Secretaria de Cultura e Turismo. O evento contou com as presenças do secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan de Assis, do secretário de Governo e Articulação Política, José Anchieta (representando o prefeito José Aldemir), do ex-prefeito Antônio Quirino de Moura, do presidente da Comissão do Centenário de Ivan Bichara, professor Chagas Amaro, e de parentes do ex-governador, além de escritores, artistas e historiadores.

Segundo o secretário Ubiratan de Assis, “é uma satisfação muito grande encerrar o primeiro momento das homenagens a Ivan Bichara com a abertura do exposição”. As homenagens ao centenário do ex-governador começaram quarta-feira, com sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, prosseguiu na quinta-feira, com missa solene, e na sexta-feira com sessão conjunta da Câmara Municipal de Cajazeiras e da Assembleia Legislativa, ambas na FAFIC.

Representando o prefeito, José Anchieta disse que Cajazeiras vive um momento de muita alegria, ao resgatar a história de um de seus filhos mais ilustre. “Ivan honrou as melhores tradições de Cajazeiras na política e na literatura”, afirmou, acrescentando que a exposição vai circular em escolas e bibliotecas da cidade. Os filhos do ex-governador, Ivan Bichara Sobreira Filho e Janine Sobreira, e a neta Marina Sobreira compareceram a solenidade e destacaram a importância das homenagens ao autor de “Carcará”.

A programação prossegue em agosto, no dia 24 com a posição do busto do ex-governador.

Desde o dia 11 de dezembro de 2017 foi criada, pelo prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, uma comissão especial destinada a organizar e coordenar a realização de eventos comemorativos ao centenário de Ivan Bichara Sobreira. A Comissão é formada por Francisco das Chagas Amaro da Silva (presidente), Antônio Quirino de Moura, Francisco Sales Cartaxo Rolim, Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida, José Antônio de Albuquerque, Ubiratan Pinheiro de Assis, Francelino Soares de Souza e Agnaldo Batista Rolim.

Ivan Bichara Sobreira nasceu em Cajazeiras, no dia 24 de maio de 1918 e morreu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1998. Foi deputado estadual, federal e governador da Paraíba. Além de político, Ivan Bichara Sobreira foi escritor. Publicou diversas obras, entre elas: “O romance de José Lins do Rego” (1971), “Carcará” (1984), “Tempo de servidão” (1988) e “Joana dos Santos” (1995).

SECOM/CZ

COMPARTILHAR