FPF antecipa “esqueleto” da tabela do Paraibano 2019, mas ainda vai sortear as chaves

Menos de 24 horas após a reunião do Conselho Técnico, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou na manhã desta quarta-feira o regulamento e um “esqueleto” da tabela do Campeonato Paraibano 2019. A pressa se deve ao fato de que o início da competição está marcado para o dia 12 de janeiro e os documentos precisavam ser lançados 60 dias antes da primeira rodada, conforme o Estatuto do Torcedor. Mas, ainda sem a definição dos grupos, a entidade informou que um evento ainda vai ser organizado para posicionar os 10 clubes participantes do estadual.

Apesar da definição do “esqueleto” da tabela, o documento ainda não apresenta os clubes – em datas e horários dos jogos-, já que o sorteio das chaves ainda será realizado. A única certeza é que o estadual vai mesmo começar no dia 12 de janeiro e vai ser disputado em 14 datas.

Na edição 2019, a primeira fase vai ser semelhante à deste ano, com os 10 times distribuídos em dois grupos com cinco. As partidas vão ser disputadas no sistema de ida e volta, com as equipes do Grupo A encarando as do Grupo B. Os dois clubes que mais pontuarem em cada chave vão se classificar para o mata-mata. Enquanto isso, os lanternas de cada lado vão estar rebaixados para a 2ª divisão de 2020.

E, diferente do que aconteceu na edição de 2018, a segunda fase vai ser diretamente as semifinais, com o líder do Grupo A encarando o vice da mesma chave, e os dois classificados do Grupo B se enfrentando. O mata-mata também vai acontecer em jogos de ida e volta, com as duas equipes de melhor campanha mandando o duelo de volta.

Os classificados nas semifinais vão decidir o estadual de 2019, também em dois jogos, com o time de melhor campanha garantindo o direito de decidir em seus domínios. O campeão vai garantir a vaga direta para a fase de grupos da Copa do Nordeste do ano seguinte. E, além disso, o primeiro e o segundo colocados do estadual também vão se classificar para a Copa do Brasil de 2020.

As duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020 vão para os melhores ranqueados na competição estadual, com exceção dos que já disputam o Brasileirão em divisões superiores, como, por exemplo, Botafogo-PB e Treze, que vão disputar a Série C em 2019. Por sinal, além da dupla alvinegra, Campinense e Serrano-PB serão os representantes paraibanos na quarta divisão no ano que vem.

Estão garantidos no Campeonato Paraibano de 2019: Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Esporte de Patos, Nacional de Patos, Perilima, Serrano-PB, Sousa e Treze. Na reunião dessa terça-feira, também ficou acordado que os Maiorais ficarão em grupos separados, assim como Botafogo-PB e Sousa.

No arbitral, todos os clubes – com exceção do Sousa, que não mandou representante – estiveram de acordo com a proposta da presidenta da FPF, Michelle Ramalho, para a mudança do regulamento em comparação com a edição anterior. Vale ressaltar que este vai ser o primeiro Campeonato Paraibano com a nova mandatária da entidade máxima do futebol do estado.

 

GloboEsporte.com/pb

COMPARTILHAR