Lembrança : Açude Lagoa do Arroz em Cajazeiras completa 30 anos de sua construção e inauguração

Do túnel do tempo.

Neste sábado(28 de outubro), será lembrado como uma das datas  mais importantes para região da grande Cajazeiras no sertão paraibano, exatamente há 30 anos, ou seja no dia 28 de outubro de 1987, baixava em três helicópteros  na localidade da Serragem, o presidente da republica, José Sarney acompanhado do ministro da irrigação Vicente Fialho, do governador Tarcísio de Miranda Burity e do prefeito Dr. Epitácio Leite Rolim.Todos para grande festa de inauguração da barragem do Açude Lagoa do  Arroz.

A barragem foi projetada pelo 2º Distrito de Engenharia Rural (2º DERUR) do DNOCS e construída pela Construtora EIT – Empresa Industrial e Técnica S.A. Os serviços de implantação das obras foram iniciados em 1983 e concluídos no ano de 1987.

O Açude Lagoa do  Arroz situa-se no município de Cajazeiras,  estado  da  Paraíba, no vale  do  riacho Cacaré, afluente pela margem direita do rio do Peixe, na bacia do alto Piranhas. Na sua história este manancial só sangrou duas vezes, consecutivamente nos anos de 2008 e 2009.

O objetivo principal do reservatório, além da piscicultura  são as vazantes  que destinam-se para culturas de: coco, manga, goiaba, banana entre outros frutos.

Retrato atual do açude é preocupante e de alerta

Para um dos guardiões do Açude Lagoa do Arroz, o senhor Damásio Dias, ”este ano de 2017, a quadra invernosa foi totalmente desfavorável no que concerne ao acumulo de água para o referido reservatório.O manancial recebeu apenas um milhão e meio de metros cúbicos d’água”.

Além de monitorar os volumes do açude Lagoa do Arroz na cidade de Cajazeiras – PB, e preocupado com o manancial, o morador e estudioso da localidade, Damásio Dias, mostra toda sua preocupação  com a perca de água, que se acelera através do aquecimento da temperatura, ocasionando  fortes ventos e acarretando  o  fenômeno da evaporação.

“Mesmo assim com 5 anos de estiagem e irregularidades nas quadras invernosas na região, além da má  conservação através dos órgãos responsáveis, o senhor Damásio,  mostra-se  otimista e sonha com dias melhores para o açude Lagoa do Arroz. Ainda considerado um dos mais importantes na região do  Alto sertão paraibano”.

Confira os volumes atualizados do açude, que é responsável pelo o abastecimento das seguintes cidades : Bom Jesus, São João do Rio do Peixe, Santa Helena e toda a zona norte da grande Cajazeiras.

Capacidade máxima (m3) 80.220.750

Volume atual (m3) 7.130.000

Volume total(%)8,85 da capacidade

Colaboração e informações/ Damásio Dias o guardião das águas .

Reportagem e fotos/Beto Cézar

Aqui neste local no dia 28 de outubro de 1987, baixava em três helicópteros , o presidente da republica, José Sarney acompanhado do ministro da irrigação Vicente Fialho, do governador Tarcisio de Miranda Burity e do prefeito Dr. Epitácio Leite Rolim/Foto Felipe Silva

Portal Alto Sertão.com.br- A noticia com responsabilidade

COMPARTILHAR