Morre um dos homens que pisou na LUA

Primeiro comandante do ônibus espacial, John Young morre aos 87 anos

O primeiro comandante do ônibus espacial, John Young, faleceu nesta sábado (6), aos seus 87 anos. De acordo com a Nasa, o astronauta era ex-piloto de testes da Marinha norte-americana, e se tornou em 1972 a nona pessoa a pisar na lua, no comando da missão Apollo 16. O feito só foi conquistado por 12 pessoas.

Em mensagem deixada pelo Twitter, a agência espacial lamentou a morte do profissional. O horário e a causa não foram divulgadas até o momento.

Young iniciou seus trabalhos na Nasa em 1962, como parte do segundo grupo de pilotos admitidos pela agência. Foi ao espaço pela primeira vez em 1965, durante as missões do Projeto Gemini, a Gemini III, junto com o comandante Virgil Grisson, um veterano do Projeto Mercury. Uma das suas missões mais lembradas é a do comando do ônibus espacial o Columbia na STS-1, em 1981, aos seus 50 anos.

Após quase meio século de trabalho, John Young se aposentou em dezembro de 2004, aos 74 anos, mas sempre esteve bastante presente nos encontros do Departamento de Astronautas da agência, dividindo relatos sobre suas experiências e opiniões.

 

Por: Diario de Pernambuco/em: 06/01/2018 18:33

COMPARTILHAR