O futebol paraibano chegou lá.

Foi emocionante demais, mas aconteceu, o Belo venceu o Juventude por 2×0 no Almeidão e sagrou-se campeão da série D do brasileiro, homologado pela CBF. O time paraibano perdeu a partida de ida na arena Grêmio por 2×1, devido o time de Caxias do Sul ter sofrido punição e teve que jogar em Porto Alegre, mas o gol fora de casa foi essencial para o nosso botinha que não se intimidou e trouxe essa pequena vantagem para ser decidida no Almeidão. Com um público de mais de 20.000 pessoas o estádio estava lotado, bem diferente de vezes anteriores, quando a torcida do Belo mal conseguia encher um lance de arquibancadas, dizem que o povo de João Pessoa tem a praia para concorrer com o futebol.

Vitaminado com um aporte de 800.000 reais dado pela prefeitura, o Bota começou bem `a série D em Juazeiro da Bahia contra a Juazeirense, saiu de lá com um empate, a partir daí o time disparou e se firmou no Almeidão, onde ganhou sete, incluso a final e empatou apenas uma, contra o Sergipe. O belo Teve seus momentos de dificuldades, o pior deles foi contra o Central de Caruaru, quando perdeu por 3×1 lá no agreste de Pernambuco, mas conseguiu virar o jogo no Almeidão por 3×1  e eliminar o Central nos penais.

O Botafogo já ganhou o paraibano por 26 vezes, é o nosso maior campeão, agora com sua participação na série C ele abre caminho para as nossas equipes sertanejas e o Campinense, que promete uma boa equipe para 2014 e não ficar só em copa Nordeste, que ganha muito dinheiro mas não leva a lugar algum. Espero que haja uma vaga para a série D em 2014 para o Sertão, pois Treze e Bota estarão na C e são duas vagas para a série D, agora é só esperar e ver qual a equipe que vai representar a nossa região.

A conquista da série D, foi a nossa primeira, desde que o brasileirão foi homologado pela CBF, o Treze alega que já foi vencedor de uma segunda divisão em 1986, mas a entidade ainda não reconheceu, o time de Campina não soube aproveitar a chance que teve na série C, mas temos que se conscientizar que foi uma campanha maravilhosa, pois agora vai se tornar mais acirrada a luta pela hegemonia de nosso futebol, o Bota quer ir para a B, assim como o galo de Campina, que também almeja a tão sonhada vaga, onde um dia esteve o Campinense, mas como sempre, foi embora e não voltou mais.

São essas coisas que podem melhorar o nosso futebol paraibano, que ainda não tinha ganhado nada, mas que agora pode dar os passos para atrair mais investimentos para nossas equipes que devem se organizar mais e fazer um planejamento de melhor qualidade, para não sermos eliminados em edições futuras do brasileirão. Fomos longe em 2013, esperamos boas equipes para 2014, pois a série C é bem mais difícil que a D, é aí onde vai entrar o planejamento, tão raro em nossa PB, que agora tem o que comemorar, mas não devemos esquecer essas lições que o futebol cobra tão caro, que diga o Campinense.

 

COMPARTILHAR