Parabéns Sousa-PB pelos seus 164 anos de emancipação política

Os 164 anos de emancipação política da cidade de Sousa, no Sertão paraibano, serão festejados nesta terça-feira (10) e marcados por extensa programação.

A  programação festiva começou  com a celebração de missa em ação de graças pelo aniversário da cidade, na Igreja Bom Jesus, às 7h da manhã.

Às 9h, aconteceu a solenidade de hasteamento dos pavilhões (bandeiras) municipal, estadual e nacional.

História

O município de Sousa está localizado no interior do estado da Paraíba. Pertence à mesorregião do Sertão Paraibano e à microrregião de Sousa, distante 438 quilômetros a oeste de João Pessoa, capital estadual. Ocupa uma área de 738,547 km², dos quais 3,0220 km² estão em perímetro urbano. Sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2016, é de 69 196 habitantes, sendo o sexto mais populoso do estado, o primeiro de sua microrregião e o segundo da mesorregião (somente atrás de Patos).

A cidade de Sousa polariza oito municípios da 10ª Região Geoadministrativa da Paraíba: Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada e Vieirópolis. É o principal polo do Noroeste estadual, tal como o principal polo de lacticínios industrializados do oeste do estado e principal sítio zooarqueológico. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,668 (2010), considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Parabéns à todos os sousenses por mais um aniversário de Emancipação Política.

 

Portal Alto Sertão.com.br- A notícia com responsabilidade

 

COMPARTILHAR