Procon autua 10 agências de empréstimos por irregularidades, em Sousa, PB

Agências que ofertam empréstimos foram fiscalizadas pelo Procon Municipal, em Sousa — Foto: Beto Silva/TV Paraíba

Durante uma fiscalização, 10 agências que oferecem empréstimos no município de Sousa, no Sertão da Paraíba, foram autuadas por irregularidades, nesta terça-feira (1º), de acordo com o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon). A ação ocorreu em parceria com o Ministério Público da Paraíba.

Entre os problemas encontrados estão irregularidades com o alvará de funcionamento, autorização do Banco Central para funcionar como financeira e o layout do estabelecimento, que deveria conter todos os serviços, taxas de juros e valores de forma visível, segundo a coordenadora do Procon, Priscila Cabral.

Além disso, em alguns casos foi observado que funcionários estavam atuando sem o certificado obrigatório para exercer esse tipo de atividade. A coordenadora explicou que as agências têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa e os documentos necessários.

A ação, conforme Priscila Cabral, ocorreu de forma articulada em diferentes regiões do país, após uma reunião com a Associação Brasileira dos Procons. Esta terça-feira (1º) foi escolhida como data para a ação por ser o Dia do Idoso. Na quarta-feira (2), outras oito agências devem ser fiscalizadas.

“Esse assunto foi pauta da reunião, tendo em vista o grande número de idosos que são lesados por essas financeiras. Desde a concessão de empréstimos que extrapolam a margem permitida, muitas vezes comprometendo praticamente 100 % da renda familiar, juros abusivos, valores que eles muitas vezes morrem e não terminam de pagar”, disse Priscila.

 

G1 PB

COMPARTILHAR