Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo está sendo iniciada nesta segunda-feira(6) em Cajazeiras. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão vacinando, conforme orientação da Secretaria de Saúde do município. A campanha é indiscriminadamente pra crianças de 1 a menores de 5 anos. Para os maiores de 5 anos irão ser avaliados o cartão de vacina. Caso não tenha sido ainda tomado, será feita a vacina.

A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, e acontece no período de 6 a 31 de agosto de 2018, tendo como dia de divulgação e mobilização nacional 18 de agosto.

Estas estratégias têm como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

As campanhas contra poliomielite foram iniciadas em 1980, estando o país livre da doença desde 1990. Com relação às campanhas contra o sarampo, estas são realizadas desde 1995, com a vacinação de população alvo específica que, na grande maioria das vezes, abrange as crianças de um a quatro anos de idade.

A população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias, correspondendo a 11.213.278 crianças. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo.

 

SECOM/CZ

COMPARTILHAR