Ubiratan Di Assis assume pasta da Cultura de Cajazeiras e promete construir Museu

Ubiratan Di Assis

Considerada a terra da cultura e chamada de a “cidade que ensinou a Paraíba a ler”, Cajazeiras passa a ter um novo secretário de Cultura. Ubiratan Di Assis foi convidado pelo prefeito José Aldemir para assumir o cargo em substituição ao professor e historiador Chagas Amaro. Bira, como é mais conhecido, aceitou o convite e disse que entre suas metas está a instalação do Museu de Cajazeiras.

Antes do convite a Bira, vários nomes haviam sido especulados, como os de Maria Calado e Júnior Terra. Mas José Aldemir se fixou no ator, que participou recentemente da novela “Velho Chico”, da Rede Globo, onde interpretou um deputado. “É uma nomeação personalizada, sem indicação política. Uma escolha pessoal minha”, assegurou o prefeito.

Bira lembrou que ninguém faz nada sozinho e por isso pretende, assim que assumir o cargo, se reunir com os segmentos que fazem a cultura cajazeirense. O objetivo, com isso, é levantar ideias e propostas para estabelecer um plano de metas que atenda aos interesses da cultura cajazeirense. Está respaldado na fala do próprio prefeito José Aldemir, que deu carta branca ao novo secretário: “a cultura em Cajazeiras não tem partido”, garantiu o chefe do executivo municipal.

Bira disse que pretende residir em Cajazeiras. “Volto para lutar pelo Museu de Cajazeiras, algo que mexe muito comigo sobre o fato de a história de Cajazeiras não ser respeitada”, afirmou, destacando que uma peça importantíssima na luta pela construção do museu é o professor José Antônio de Albuquerque.

O Museu de Cajazeiras é um antigo sonho, reivindicado ao longo do tempo, por historiadores e segmentos da sociedade cajazeirense. O prefeito José Aldemir juntamente com sua equipe, tem trabalhado para a criação do Museu da cidade, que abrigará o Memorial do Padre Rolim e contará com outras preciosidades da nossa história. A gestão municipal tem recebido o apoio de segmentos como AC3 (Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados), que destinou uma parte da renda do Baile do Reencontro, realizado no último dia 26 de agosto, para auxiliar no custeio de algumas despesas. Além disso, o prefeito também busca parcerias com a iniciativa privada, à exemplo, do grupo C. Rolim com atuação em Fortaleza. O Museu de Cajazeiras vai ser instalado no antigo Casarão localizado na Rua Epifânio Sobreira, ao lado do Leblon, pertencente a prefeitura que já trabalha na sua revitalização e restauração. O anuncio da criação do Museu aconteceu no segundo semestre do ano passado. A expectativa é que com a posse de Bira na Secretaria de Cultura, seja dado um novo impulso ao projeto. A posse de Bira deve acontecer nos próximos dias.

 

Fonte/Linaldo Guedes (linaldo.guedes@gmail.com)

 

COMPARTILHAR