O ano de 2013 começou com aquelas esperanças de sempre para as nossas equipes que disputam o paraibano e o nacional como à série D e C, no caso do Treze. O Campinense apresentou seu plantel ainda em 2012, com jogadores vistosos e alguns desconhecidos em nosso futebol, a torcida ficou ressabiada com aquela leva de jogadores digamos excêntricos, mas o time foi adquirindo conjunto sob a batuta de Oliveira Canindé, que já tinha levado o desconhecido Esporte de Limoeiro à semifinal da série C, inclusive com reportagem emotiva da principal emissora do nosso país.
Já o Treze veio garantido da série C, onde ficou em 5° lugar ainda em 2012, que disputou através de liminar na justiça, como não caiu passou a se animar cada vez mais e aí veio o paraibano, mas o time não engrenava e a coisa ficava difícil no campeonato e sua torcida também não se animava, mas os resultados vieram e a equipe foi as finais contra o Botafogo da capital, e não é que quase ganhou o título, pois em João Pessoa o galo ganhou por 1×0, mas inexplicavelmente perdeu no Amigão por 3×0, aí a chance de ser campeão voou para longe.
Título fora, o Treze partiu para à série C e como sempre começou na maior dificuldade e os resultados ruins se apresentaram, ficando a maior parte em zona de rebaixamento, junto com o Baraúnas de Mossoró que anteriormente eliminou o Campinense na disputa por vaga na D. e a equipe parecia que ia voltar de novo para à D, mas trocou de treinador o veio o VICA, ex jogador do Fluminense, mas os resultados eram meio lá e meio cá, depois de algumas rodadas o Vica se foi e então entrou Luciano Silva, que era treinador de juniores e a coisa melhorou, as vitórias começaram a aparecer, algumas na base da sorte, com gols nos últimos minutos, o time no final freqüentou o G-4 e não saiu mais, o Treze terminou em terceiro no grupo do Nordeste.
O Treze não soube decidir, no confronto com o grupo do Sul, a equipe de Campina pegou o Vila Nova de Goiás, que tem a maior torcida da grande Goiânia, optou por jogar no pequeno Presidente Vargas o PV, no maior estilo caldeirão, mas só conseguiu fazer 1×0 e só. Foi à capital goiana na esperança de manter o resultado, mas o que se viu foi o Vila jogar e o Treze assistir ao jogo, resultado: Vila Nova 2×0 e de quebra ficou com à vaga na série B. O time da Paraíba foi o ùnico de sua chave a não passar adiante, pena!. O Treze já anunciou seu treinador para 2014, é Leandro Campos, campeão com o ABC na C de 2010.
Já o Campinense que ganhou a copa do Nordeste, mas não pôde ir adiante, já que não se classificou para nada e agora também já adiantou que já tem treinador, não sei quem é, como também o elenco já está quase todo pronto, espero que seja diferente este ano, com mais planejamento o futebol paraibano pode ir mais adiante, Treze e o Botafogo da capital já estão ensaiando os seus passos e isso pode ajudar ao Campinense, pois abre uma vaga para o mesmo.