Uma pesquisa do Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP) da Fecomércio Paraíba aponta que 65,50% dos paraibanos afirmam que pretendem das presentes para as mães no em maio.
O levantamento mostra que a grande maioria está otimista e irá continuar a tradição de dar presentes nesta data que é considerada a mais importante para o comércio neste primeiro semestre.
“Podemos atribuir esse bom resultado, em parte, ao aumento do nível de emprego com carteira assinada e ao início dos saques extraordinários das contas do FGTS dos trabalhadores. Esses fatores contribuíram para tornar os consumidores mais otimistas e, parte desse otimismo, pode ser destinado às compras dos presentes do Dia das Mães”, destacou o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.
Presentes mais procurados
Como nos anos anteriores, os itens de vestuário serão os mais procurados pelos filhos (32,03%). Os perfumes (19,57%) aparecem em segundo lugar, seguidos pelos eletrodomésticos e eletroeletrônicos (10,32%). Dentre esses, os mais citados foram os smartphones, apontados por 34,48% dos respondentes.
Na lista dos presentes ainda aparecem: geladeira, fritadeira elétrica e liquidificador, cada com 10,34% das intenções de compra.
Outros produtos também foram citados, a exemplo de calçados (7,47%), joias e bijuterias (5,69%), utensílios para o lar (4,98%) e cosméticos (3,56%).
“É importante destacar que como se trata de intenção de presentear, os entrevistados poderiam citar mais de uma opção, o que torna o somatório das respostas superior a 100%”, disse a Fecomércio-PB.
Mais esperados pelas mães
Roupas estão na preferência das mães, conforme citado por 27,03% dos entrevistados na pesquisa. As mães também apontaram eletrodomésticos/eletroeletrônicos (21,62%), sendo que desses, os smartphones foram os mais citados (28,13%), seguidos por geladeira e máquina de lavar roupas, ambos com 12,50% das respostas.
Ainda foram citados perfumes (14,19%) e viagem (4,73%). Nessa questão a entrevistada poderia citar mais de um tipo de presente que gostaria de receber, o que torna o somatório das respostas superior a 100%.
Fonte: Portal Correio
Portal Alto Sertão.com.br- A Notícia com responsabilidade