O governo federal espera reunir 280 mil pessoas nos atos que envolvem a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, neste 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. A estimativa foi divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. A reportagem procurou a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para pedir uma previsão de público nos atos. A pasta disse ao R7 que não faz estimativas em relação a eventos.
Desde a noite de segunda-feira (5), grupos que pretendem assistir aos desfiles e ir às ruas em manifestações pró-governo começaram a movimentar a área central de Brasília. Até esta terça (6), a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal havia cadastrado dez movimentos para os atos.
Em meio a buzinaço, caravanas de caminhoneiros se anteciparam ao bloqueio da Esplanada e desfilaram no Eixo Monumental na noite desta segunda-feira (5). No ano passado, os veículos também fizeram um ato a favor do governo nas vésperas do feriado, momentos antes de a Esplanada ser fechada para a circulação de veículos.
Parte dos veículos estava caracterizada com as cores da bandeira brasileira e cartazes em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Por causa da manifestação, a Polícia Militar antecipou o bloqueio da Praça dos Três Poderes, que estava previsto para acontecer apenas na véspera das comemorações da Independência, nesta terça (6).
Além do esquema de segurança reforçado em toda a área da Esplanada, com atiradores de elite, cavalaria, cães e batalhão de choque, também há atenção especial para o Supremo Tribunal Federal (STF). Nos últimos meses, a Secretaria de Segurança da Corte realizou ações especializadas para identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais durante os atos.
Fonte/Hellen Leite, do R7, em Brasília
Portal Alto Sertão.com.br- A Notícia com responsabilidade