Covid-19 mata duas vezes e meia mais que a violência na Paraíba

Se você tem medo de morrer vítima de “tiro, porrada ou bomba”, melhor redobrar os cuidados também com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Até por que, nos últimos meses, tem sido muito mais fácil morrer vítima de complicações provocadas pelo novo Coronavírus que em decorrência da violência na Paraíba. Aos negacionistas, um aviso: essa premissa não é fruto de achismo. Os números da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SDS), cruzados com os da Secretaria Estadual de Saúde (SES), mostram isso. É uma conta de padaria, simples de fazer. Entre março e junho, morreram 392 pessoas vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) e 977 em decorrência da Covid-19.

Os dados são fruto de um levantamento feito pelo G1 Paraíba, com base em números conseguidos através da Lei de Acesso à Informação. O quadro mostra que as mortes causadas pela Covid-19 foram superadas pela violência apenas em dois dos quatro meses da amostragem. Em março foram 89 mortes causadas por CVLI e apenas uma em decorrência do novo Coronavírus. Em abril, foram 121 contra 66. A distorção se acentua a partir de maio, com o crescimento exponencial das contaminações. Foram 92 mortes causadas pela violência e 293 pela Covid-19. Em junho, a diferença foi ainda maior. Foram 90 contra 617, ou seja, as mortes pela infecção neste mês equivaleram a quase nove vezes as provocadas por CVLI.

Confira os números totais de mortes causadas por crimes violentos letais intencionais (CVLI) e por Covid-19

Mês                            CVLI                        Covid

Março                             89                                1
Abril                               121                               66
Maio                               92                                293
Junho                             90                                617

Totais                        392                             977

Os números levam em consideração apenas os meses com dados já fechados. É muito provável que o número de mortes pela Covid-19 supere em muito o de assassinatos na Paraíba também no mês de julho. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o número de contaminados pelo novo Coronavírus foi de 59.118 desde o início da pandemia. Deste total, oficialmente, 1.229 pessoas morreram. A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 54%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 68%. Em Campina Grande, estão ocupados 47% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 44% dos leitos de UTI para adultos. O índice de Isolamento Social foi de apenas 40,6 %, considerado baixo em relação à meta de 70% e à mínima de 50%.

Fonte/Blog Suetonisoutomaior

 

Portal Alto Sertão.com.br- A Noticia com responsabilidade

COMPARTILHAR