Programa de aviação regional no Ceará é uma realidade, voos vão ampliar fluxo de passageiros em aeroportos regionais- enquanto isto a PB parou no espaço

Em Cajazeiras o seu aeródromo serve apenas para embarque e desembarque de aeronaves particulares

O anúncio de novos voos regionais operados em parceria com a GOL Linhas Aéreas –pelo Governador Camilo Santana e pelo secretário do Turismo Arialdo Pinho – significa perspectiva de ampliação do fluxo de passageiros para sete dos 10 aeroportos geridos pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Até novembro de 2019, o balanço de movimentação do ano nos aeroportos regionais do Ceará estava em 114.232 passageiros, 1.413 a mais que em todo 2018. Agora, com as novas frequências previstas de conexão do Interior e Litoral com a Capital, a tendência de crescimento dos números se firma. Afinal, a cada semana os equipamentos estaduais que entram na rota da GOL podem ter incremento de até 612 passageiros no total.

A SOP é responsável pelos aeroportos de Jericoacoara (3 voos diários), Sobral (3 semanais), São Benedito (2 semanais), Tauá (2 semanais), Crateús (2 semanais), Iguatu (2 semanais) e Aracati (2 semanais), que a partir de fevereiro vão se conectar a Fortaleza através de aeronaves Grand Caravan, da empresa Two Flex, com capacidade para nove passageiros.

Enquanto isto, na Paraíba não vemos nenhuma movimentação por parte do governo, para a interiorização da aviação no estado. Cidades importantes e que tem uma estrutura razoável  em seus respectivos aeródromos como: Patos, Sousa e Cajazeiras, ambas com uma população de cidades em torno estimada em quase 400 mil habitantes, ficam a mercê de terem que se deslocarem para realizar uma viagem aérea através do aeroporto de Campina Grande ou Juazeiro do Norte no Ceará.

Em Cajazeiras por exemplo o seu aeródromo, hoje serve apenas para embarque e desembarque  de políticos, empresários e artistas que realizam shows na região, todos estes em suas respectivas aeronaves particulares.

 

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