“Fatalidade”. Assim foi classificado o mal súbito sofrido pelo lateral-direito Cláudio Canavarros em um treino do XV de Piracicaba no último dia 25 de janeiro. O cardiologista Humberto Passos, que atua como coordenador da Unidade Coronariana do Emcor (Emergência do Coração) da Santa Casa de Piracicaba, local em que teve a morte cerebral confirmada, disse que mesmo com os exames não foi possível chegar a uma conclusão sobre a causa.
– Temos que entender coisas que são importantes. Existem coisas que a gente nunca vai responder, o único que reponde todas as perguntas é Deus. O importante é que todas as investigações sejam feitas. E isso foi feito. Não identificamos nada que pudesse mostrar o que teria acontecido. Aqui nós trabalhamos sempre em parceria com Deus. Entendemos como fatalidade, principalmente quando tratamos de atletas – disse o cardiologista em entrevista coletiva.

A família da Canavarros, que acompanhou de perto o processo desde a semana passada, optou pela doação de órgãos. Foram aproveitados as duas córneas, os dois rins, o fígado, o fêmur e a tíbia das duas pernas. O corpo do jogador será encaminhado ainda nesta terça-feira para Dourados, no Mato Grosso do Sul, cidade natal do atleta, local do velório e sepultamento que deve acontecer na quarta-feira.
O jogador completaria 22 anos no próximo dia 13 e estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Emcor (Emergência do Coração), em Piracicaba, desde a última segunda-feira, após o mal súbito durante o treino da equipe no Estádio Barão da Serra Negra. O atleta foi encaminhado à Santa Casa depois de receber os primeiros socorros ainda no gramado, mas chegou ao hospital com o quadro de parada cardíaca.
Ao longo da semana, o quadro de saúde de Canavarros sofreu alterações. Na noite de quarta-feira, aliás, ele foi submetido a uma cirurgia para a colocação de um cateter no crânio, instalado para medir a pressão no cérebro, que estava com inchaço depois de ficar comprovado um edema cerebral. O diagnóstico de morte encefálica foi comprovado às 9h de segunda-feira, quando vários exames foram realizados em atendimento às exigências específicas.
Globo Esporte