Depois de uma longa reunião, que durou todo o dia desta terça-feira, o Campeonato Paraibano de 2018 finalmente tem as suas definições. E muitas das decisões confirmaram o que já vinha sendo discutido extraoficialmente. Pois a principal competição do Estado vai começar em 7 de janeiro e vai ter 16 datas para a sua realização.
Além disso, a fórmula adotada vai ser similar à proposta pelo presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, com apenas algumas pequenas alterações. E com o modelo adotado, de 10 times separados em dois grupos de cinco, pode ser que não haja, no próximo campeonato os clássicos Emoção e Botauto.
Em 2018, a fórmula do Paraibano terá 10 times divididos em dois grupos de cinco, que vão duelar com todos os outros do outro grupo em jogos de ida e volta. Após 10 rodadas, vão se classificar direto para as semifinais o campeão de cada grupo. Além disso, os segundos e terceiros colocados de cada grupo vão fazer um cruzamento olímpico para definir os outros dois semifinalistas. Depois disso, será a vez da semifinal e da final.
Enquanto isso, no lado de baixo da tabela, vai acontecer um quadrangular da morte, com jogos de ida e volta entre os dois times de pior campanha de cada grupo.
No Grupo A, ficaram Botafogo-PB, Campinense, Auto Esporte, Sousa e Nacional de Patos. Já no Grupo B, Treze, Atlético de Cajazeiras, Serrano-PB, CSP e Desportiva Guarabira.
Os times do Grupo A enfrentam o do B em partidas de ida e volta. Sendo assim, pode ser que não aconteçam jogos entre Botafogo e Campinense, o Clássico Emoção; nem o clássico da capital entre Botafogo e Auto Esporte, o Botauto. Isso só aconteceria ou numa eventual fase de mata-mata, ou, o que é ainda mais improvável, num quadrangular da morte.
Falta agora definir a tabela completa da competição, com os jogos rodada a rodada.
Por Hévilla Wanderley e Cisco Nobre, João Pessoa
Globoesporte