O município de São José de Piranhas, com 20 mil habitantes, terá sua estrutura de bombeamento hídrica desligada e ficará sem abastecimento de água a partir da próxima semana. A denúncia foi feita pelo deputado estadual Jeová Campos (PSB), nesta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Segundo ele, essa é a primeira vez que isso está acontecendo na história do município.
“Isso nos preocupa bastante e nos deixa aflitos, pois a cidade ficará sem água, a vida de seus habitantes virará um caos, eles viverão uma situação trise e vexatória”, disse Jeová que anunciou que iria para uma audiência com a presidência da Cagepa e o secretário de Recursos Hídricos.
Na Cagepa e na Secretaria de Recursos Hídricos, o parlamentar foi buscar uma saída emergencial, além de soluções a curto prazo para minimizar a situação do abastecimento do município. “Fui reivindicar uma adutora de engate rápido, ligando o açude de Boa Vista a São José de Piranhas. Essa é a alternativa que nós temos. Vai ser avaliada a nossa sugestão”, informou Jeová.
O deputado pediu ainda ao novo presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, Renato Gadelha (PSC), que fizesse um requerimento endereçado ao Ministério da Integração, solicitando a liberação dos recursos para construção de adutoras de engate rápido e para outras ações emergenciais contra a seca na Paraíba.
Ainda segundo Jeová, o secretário executivo de Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, se mostrou sensível a questão e adiantou que medidas urgentes já estão sendo tomadas, a exemplo da instalação de poços já perfurados, não apenas em São José de Piranhas, mas em outros municípios que vivem essa triste realidade da falta de água.
Portal Alto Sertão com ClickPB