Filho de Ricardo Luis de Andrade e Maria do Socorro de Andrade, tendo nascido no Sítio Várzea da Cacimba -município de Santarém hoje Joca Claudino, Deca tem uma história de menino pobre que veio para cidade de Cajazeiras muito jovem, deixando para trás a vida do campo e optando por trabalhar ao lado do pai em uma mercearia, na Rua: Padre José Thomaz no centro de Cajazeiras no início dos anos 80.
Depois de alguns anos ele recebeu o convite para trabalhar no famoso Armazém de seu Arcanjo, apenas como um simples balconista e vendedor que circulava em uma bicicleta azul e de marca Monark, onde trabalhava até em dias feriados e aos domingos, tirando pedidos e vendendo nas pequenas bodegas e mercearias as mercadorias do Armazém de seu Arcanjo. Com muito esforço e garra, foi alçado ao cargo de gerente.
Iniciando a trajetória vitoriosa
Deca então decidiu partir para o seu próprio negócio, através de muita organização ao longo dos anos, o sertanejo tornou-se um dos mais bem sucedidos empresários do Brasil.
Fundou o grupo Atacadão Rio do Peixe, com origens em Cajazeiras, onde detém empresas nos setores de atacado, distribuição e varejo, concessionárias de automóveis e lojas de eletrodomésticos em diversos estados do Nordeste, sendo um dos maiores geradores de empregos diretos e indiretos.
Agora a expectativa dos sertanejos é de que verdadeiramente o filho da região de Cajazeiras, e empresário José Gonzaga Sobrinho, conhecido como Deca do Atacadão seja uma voz forte em defesa do sofrido povo sertanejo, em especial na luta pela conclusão da transposição do Rio São Francisco, o que tantos almejam.
Redação/Portal Alto Sertão.com.br- A notícia com responsabilidade