Encerrada à 1a fase do paraibano, Cajazeiras viu suas equipes se colocar em lugares bem diferentes na tabela. O Paraíba emergiu da lanterna para um excelente 2º lugar, atrás do Campinense, disparado o melhor time do campeonato. Já o Atlético se afunda cada vez mais em suas eternas crises e está agora à espera do glorioso torneio da morte, uma das atrações do nosso campeonato este ano.
Tínhamos esperanças que o nosso Sertão faria excelentes equipes para disputar o paraibano 2016, mas infelizmente duas equipes sertanejas vão disputar o temido Torneio da Morte. Muitos culparão à crise, mas sabemos que os erros são de longa data, e as coisas são levadas meio que nas coxas, assim, não se pode chegar ao objetivo desejado.
O Atlético tentou inovar, mas não conseguiu seu grande objetivo: disputar o título do paraibano 2016, pois tinha contratado um treinador vitorioso na Bahia, Paulo Sales, ele daria uma mudança essencial na equipe; nada de jogadores das cercanias, ou seja, Ceará. Paulo chegou em Cajazeiras com uma penca de jogadores da Boa Terra, logo todo mundo achou muito bom, pois o time estava de cara nova, além do mais o Trovão fez uma boa pré-temporada, mas com o campeonato em andamento, o time não conseguiu sequer ter uma jogada ensaiada, o que levou à demissão de Paulo Sales que voltou para Bahia, onde treina o Jacobina. Algumas pessoas da imprensa esportiva da cidade, culpa o Paulo pela horrível campanha do Atlético, mas será que é só isso; arrumar bode expiatório não vai resolver problemas da equipe, pois sabemos que o Trovão padece de outros problemas extra-campo.
O Paraíba vai decidir em casa a vaga contra o CSP, que garante mais ânimo no hexagonal final, onde as equipes poderosas do nosso estado, como Botafogo de João Pessoa e o Campinense, são os grandes favoritos ao título do campeonato. No tocante ao Atlético, espera-se que os jogadores façam sua parte e leve o time para longe da segundona 2017, pois é difícil para os cajazeirenses ver mais uma vez o Trovão na segundona, é de doer no fundo da alma, o time pagar caro mais uma vez por erros cometidos sempre um atrás do outro. As pessoas aqui em Cajazeiras gostam muito de futebol, é só ver aos domingos no Perpetão, o tanto de gente que vai assistir aos jogos do Atlético e também do Paraíba; seria muito triste a cidade ficar privada de uma de suas grandes paixões populares, que é o time do Atlético, por isso, esperamos que o Trovão saia desta Zica e continue a disputar a elite principal do nosso campeonato.
Hugo Ferreira Pinto