Um tiroteio na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) assustou os estudantes e funcionários da instituição na manhã desta segunda-feira (1º), em Campina Grande. Pelo menos um segurança e uma estudante foram baleados e outros alunos ficaram feridos por causa do tumulto. Segundo a Polícia Militar, quatro homens entraram no local fingindo ser estudantes e um deles estava com um fuzil dentro de “case” de violão.
De acordo com a assessoria da universidade, um grupo armado chegou em um carro e assaltou um carro-forte que levava malotes de dinheiro para uma agência bancária localizada na Central de Integração Acadêmica. Eles conseguiram fugir levando malotes de dinheiro.
Ainda segundo a assessoria, os estudantes e funcionários ouviram os barulhos de tiros e explosão. Alguns alunos saíram correndo do local e outros se esconderam em salas de aula e auditórios. Por causa da correria, alguns estudantes ficaram feridos e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros.
A polícia foi acionada e chegou minutos depois do crime. De acordo com a PM, um segurança da agência foi atingido com um tiro na perna e outro foi atingido com um disparo, mas não ficou ferido devido ao colete protetor.
Até as 12h50, a polícia não havia informado a quantia levada pelo grupo e nenhum suspeito havia sido preso.
Estado de saúde dos feridos
A assessoria do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande informou que pelo menos dez pessoas deram entrada na unidade de saúde.
- O vigilante, atingido com um tiro na perna, passa por avaliação e estado de saúde é estável;
- Uma estudante, atingida com um tiro de raspão nas costas, estado de saúde estável;
- Oito alunos, cinco do curso de história, sofreram traumas leves nos membros inferiores após queda durante a correria; todos passam por avaliação.
Ação dos criminosos
Segundo o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Damasceno, os criminosos chegaram na UEPB antes das 10h e ficaram pela central de aulas esperando a chegada do carro-forte que iria abastecer os caixas eletrônicos do banco Santander, localizado no térreo do prédio.
Conforme o comandante, quando os vigilantes do carro-forte desembarcaram com o malote de dinheiro, os criminosos anunciaram o assalto e os vigilantes do carro-forte e da agência bancária reagiram, tendo início um tiroteio.
O segurança da agência baleado na perna foi socorrido para o Trauma de Campina Grande pela viatura do Corpo de Bombeiros. Os criminosos fugiram do local em um carro cinza e levaram um vigilante como refém, mas o liberaram próximo ao Parque de Bondocongó.
Aulas suspensas
Após a troca de tiros, o prédio da Central de Integração Acadêmica foi evacuado. O reitor da instituição, Rangel Junior, suspendeu todas as atividades do campus Bodocongó durante esta segunda-feira (1º).
De acordo com a assessoria da UEPB, nunca houve nada semelhante na universidade e não é possível evitar casos como esse porque a instituição contrata segurança patrimonial, não segurança pública. “A segurança na área onde o assalto aconteceu é de responsabilidade da agência bancária. A medida da instituição foi suspender todas as atividades do campus durante esta segunda. A universidade se preocupou em dar assistência e apoio psicológico aos alunos, além do atendimento médico”, informou.

Por Érica Ribeiro* e Sandra Paula, G1 PB com TV Paraíba